O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não demonstrou disposição para dialogar sobre a nova tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Segundo Lula, o Brasil está aberto ao diálogo, mas a iniciativa precisa partir do governo norte-americano. “Ele não quer conversar. Se quisesse, pegava o telefone e me ligava”, declarou o presidente.
Lula também reagiu às críticas de Trump ao processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, em que o norte-americano classificou a investigação como uma “caça às bruxas”. O petista rebateu com ironia:
“Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas? Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira”, disse.
As declarações de Lula ocorrem em meio ao clima de tensão comercial entre os dois países e ao embate político provocado pelas falas recentes de Trump, que tem feito manifestações públicas em apoio a Bolsonaro e críticas à condução da Justiça no Brasil.

.png)
0 Comentários