Medicamentos emagrecedores irregulares foram encontrados em clínicas do Interior de SP


Uma fiscalização realizada nesta terça-feira (16) em sete clínicas médicas de Sorocaba e Votorantim, SP, resultou na descoberta de medicamentos emagrecedores à base de tirzepatida e semaglutida manipulados de forma irregular em cinco dessas clínicas.

A ação foi conduzida em conjunto pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo, a Receita Federal e as Vigilâncias Sanitárias Municipais de Sorocaba e Votorantim. Ao todo, 63 ampolas foram interditadas cautelarmente, uma medida tomada em razão do risco à saúde da população.

Essa fiscalização é parte de um inquérito aberto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para investigar denúncias de irregularidades nas operações com canetas injetáveis. A promotora Cristina Palma está à frente do inquérito, que também investiga o uso de canetas falsificadas por clínicas médicas.

De acordo com a Receita Federal, o mercado de medicamentos injetáveis para emagrecimento está em crescimento no Brasil, o que tem levado ao contrabando de produtos estrangeiros. “A ação visa coibir situações de grave risco sanitário para a população, envolvendo o uso de medicamentos sem controle fitossanitário”, afirmou o órgão.

O foco da operação foi a verificação de canetas falsificadas, e não a falta de prescrição médica. Foram fiscalizadas quatro clínicas em Votorantim e três em Sorocaba.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários