A fabricante chinesa BYD e a Prefeitura de Jundiaí estão dialogando para implementar uma linha de monotrilho de última geração na cidade, conectando o Terminal Vila Arens ao bairro Jardim Novo Horizonte. O projeto prevê o sistema Skyshuttle, totalmente elétrico e operado por baterias com autonomia de até 200 km, que já é utilizado em cidades chinesas desde 2021.
Com 13 quilômetros de trilhos, a nova linha seria capaz de transportar 280 passageiros por viagem, percorrendo o trajeto em cerca de 25 minutos, com 11 estações e velocidade de 35 km/h, além de recarga por indução.
A proposta foi apresentada durante reunião no último domingo (27/04), na qual a prefeitura demonstrou interesse em avançar com o projeto, que ainda está em fase de estudos preliminares. A BYD comprometeu-se a elaborar análises mais detalhadas, incluindo custos e viabilidade.
O prefeito Gustavo Martinelli e o vice Ricardo Benassi ressaltaram o potencial do sistema para melhorar a mobilidade, oferecendo mais segurança, conforto e sustentabilidade à cidade. O Skyshuttle, resultado de sete anos de pesquisa, já opera comercialmente em Shenzhen e faz parte do portfólio da BYD, que atualmente atua no Brasil com linhas de metrô e VLT em fase de construção.
Fonte: PopTv
0 Comentários