Brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável e vence concurso mundial - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Brasileira cria garrafa que torna qualquer água potável e vence concurso mundial

A estudante brasileira de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bárbara Paiva, venceu a competição mundial "Red Bull Basement", ao apresentar uma garrafa capaz de tornar potável qualquer água imprópria para o consumo humano. 

A mineira primeiro passou por uma seleção nacional, na qual superou 443 equipes de todo o país. A disputa mundial foi realizada em Istambul, na Turquia, no último dia 27, e a estudante superou os concorrentes de outros 44 países.

A garrafa criada por Bárbara, chamada de Aqualux, cabe na mão e produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar, ou seja, que renovável e não-poluente.

Um dos jurados da competição classificou a invenção da jovem com potencial para transformar a sociedade, considerando a quantidade de pessoas no mundo ainda sem acesso à água potável.

Agora, a mineira, em contato com empresários, busca maneiras de tornar a invenção viável para produção. 


Confira o vídeo de apresentação no evento:


Quando Bárbara Paiva, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, no Brasil, soube que 1,5 milhão de pessoas morrem anualmente de doenças que poderiam ser evitadas em grande parte com água potável e saneamento, ela decidiu fazer algo a respeito. Visando os temas Água Limpa e Corpo e Mente, ela idealizou a AQUALUX , uma garrafa que filtra, esteriliza e refresca a água usando a luz solar. Como não é necessária nenhuma fonte de energia convencional, a AQUALUX tem potencial para fornecer água potável em qualquer lugar, tanto para pessoas que vivem em áreas sem acesso a saneamento básico quanto para quem se encontra em locais remotos, como caminhantes e campistas.

"Quando Bárbara Paiva, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, no Brasil, soube que 1,5 milhão de pessoas morrem anualmente de doenças que poderiam ser evitadas em grande parte com água potável e saneamento, ela decidiu fazer algo a respeito. Visando os temas Água Limpa e Corpo e Mente, ela idealizou a AQUALUX , uma garrafa que filtra, esteriliza e refresca a água usando a luz solar. Como não é necessária nenhuma fonte de energia convencional, a AQUALUX tem potencial para fornecer água potável em qualquer lugar, tanto para pessoas que vivem em áreas sem acesso a saneamento básico quanto para quem se encontra em locais remotos, como caminhantes e campistas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário