Por Redação A Voz da Região
Fonte: G1
Os aterros sanitários de Itatiba e Votorantim foram autuados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) após uma fiscalização surpresa realizada na última semana. Entre as irregularidades apontadas estão falhas na gestão de resíduos, licença ambiental vencida e riscos sanitários à população.
Em Itatiba, o TCE identificou que o aterro opera com a Licença de Operação vencida, além de falhas no processamento dos resíduos, no tratamento dos gases gerados pela decomposição do lixo e na apresentação de dados de monitoramento do chorume nas águas subterrâneas.
Já em Votorantim, a fiscalização constatou o descarte irregular de resíduos, deixando parte do lixo exposta na superfície. A situação também gerou preocupação devido ao aumento da presença de aves no local, o que pode representar riscos ambientais e sanitários.
As prefeituras informaram que já estão adotando medidas para corrigir os problemas apontados. Em Itatiba, a administração municipal afirmou que solicitou a renovação da licença ambiental e destacou que o aterro obteve nota 8,9 de 10 no Índice de Qualidade de Resíduos da Cetesb. Em Votorantim, a prefeitura atribuiu parte das falhas a problemas operacionais enfrentados pela empresa responsável pelo serviço.
Os municípios deverão apresentar providências para regularizar a situação e atender às exigências dos órgãos fiscalizadores.



0 Comentários