A professora paulista Débora Garofalo foi homenageada como a educadora mais influente do mundo pela Varkey Foundation, responsável pelo Global Teacher Prize, considerado o "Nobel da Educação". Em 2019, Débora já havia se destacado como a primeira brasileira e sul-americana a ser finalista deste prêmio, graças ao seu projeto de robótica na Escola Municipal Ary Parreiras, em São Paulo.
Agora, ela se tornou a primeira a receber o novo prêmio de educador mais influente, criado para reconhecer profissionais que utilizam as mídias sociais para ampliar o aprendizado. A fundação elogiou Débora por transformar materiais recicláveis em experiências de aprendizado, impactando alunos e comunidades no Brasil e além. O prêmio foi entregue em Dubai, em um jantar de gala, por Jay Varkey, membro do Conselho da fundação.
Com um histórico de inovação, Débora iniciou seu projeto "Robótica com sucata" em 2015, após perceber que o lixo nas proximidades da escola afetava a frequência dos alunos. Ao coletar sucata e ensinar robótica, ela produziu robôs e protótipos, utilizando mais de uma tonelada de materiais recicláveis. Seu trabalho a colocou entre os 10 melhores professores do mundo, e desde então, ela tem se dedicado a implementar mudanças significativas na educação pública, promovendo a disciplina de tecnologias no currículo escolar.
Fonte: G1

.png)
0 Comentários