Após a Captura, Governo Trump Reconsidera Acusação de Que Maduro Liderava Cartel de Drogas

 



O governo Trump decidiu não mais acusar o ditador deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o Cartel de Los Soles e revisou a alegação sobre a existência do grupo em uma versão atualizada da denúncia judicial apresentada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.


Essa mudança reflete uma alteração na retórica do governo Trump em relação a Maduro e ao suposto cartel de drogas venezuelano, em comparação com as acusações feitas em 2020, conforme análise do jornal "The New York Times".


Durante o ano de 2025, os Estados Unidos mantiveram que o Cartel de Los Soles era um cartel de drogas sob a liderança de Maduro, em meio a um aumento das tensões militares e políticas contra o regime venezuelano. Essa escalada culminou em uma operação militar em Caracas, realizada no último sábado (3), para prender Maduro e sua esposa, Cilia Flores. A operação foi considerada sem precedentes nas últimas décadas na América Latina e foi amplamente repudiada pela comunidade internacional.


Na nova versão das acusações, Maduro não é mais descrito como "chefe de uma organização terrorista narcotraficante", mas sim como alguém que "participa, protege e perpetua uma cultura de corrupção e enriquecimento por meio do tráfico de drogas". Apesar dessa mudança, ele ainda enfrentará quatro acusações relacionadas ao narcoterrorismo, conforme o novo documento do Departamento de Justiça, divulgado no mesmo dia da operação.


Fonte: G1

Foto: Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários