Zoológico de São Paulo recebe raposas-do-deserto, conhecidas por suas orelhas gigantes e fofura

 




O Zoológico de São Paulo agora conta com quatro novos moradores: quatro fenecos, também conhecidos como raposas-do-deserto. O grupo, composto por três fêmeas e um macho, foi transferido de um centro de reprodução da vida selvagem na África do Sul, tornando o zoológico o único na América do Sul a abrigar essa espécie, considerada o menor canídeo do planeta.


Os fenecos têm cerca de 20 centímetros de altura e pesam aproximadamente 1,5 quilo. Eles chamam atenção por suas orelhas, que podem chegar a 15 centímetros, sendo essa a sua principal marca registrada. Com um focinho curto e olhos grandes, esses animais inspiraram personagens de animações famosas, como Finnik, parceiro de Nick Wilde em *Zootopia*, e Fennekin, do *Pokémon*.


Nativos do Deserto do Saara e de regiões áridas do Norte da África, os fenecos desenvolveram adaptações notáveis para sobreviver ao calor extremo. Eles têm hábitos noturnos para evitar as altas temperaturas do dia, patas com pelos densos que protegem do contato com a areia quente, pelagem clara que ajuda na camuflagem e uma audição aguçada, capaz de identificar presas sob a areia. As raposas-do-deserto são onívoras, alimentando-se de insetos, pequenos vertebrados e vegetais.


Fonte: G1

Foto: Reprodução/ Zoológico de São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários