Estudo na Serra do Japi em Jundiaí resulta na identificação de nova Vespa que habita em lagartas


Pesquisadores descobriram uma nova espécie de vespa na Serra do Japi, em Jundiaí, São Paulo, durante a pesquisa de mestrado do biólogo Anderson Henrique, de 24 anos. A vespa, classificada como parasitoide, se alimenta de lagartas, causando a morte do hospedeiro ao final de seu ciclo de vida. Diferente dos parasitas, que apenas retiram nutrientes, os parasitoides consomem partes internas do corpo do hospediro.

Anderson analisou diversas lagartas e as plantas que elas consomem, coletando material biológico para estudo em laboratório. O ciclo de vida das lagartas foi acompanhado para identificar os insetos parasitoides que as parasitam. A nova espécie, nomeada Colpotrochia japi em homenagem à Reserva Biológica da Serra do Japi, apresenta características únicas, como um padrão de coloração amarelo e preto e manchas amarelas na face.

O biólogo enfatizou a importância da descoberta para a compreensão da biodiversidade e da taxonomia. As vespas parasitoides são valiosas no controle biológico, podendo auxiliar na agricultura contra pragas. Natural de Pernambuco, Anderson está no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar, orientado pelo professor Manoel Martins Dias Filho.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários