Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba (SP), foi afastado por 180 dias pela Justiça durante a operação Copia e Cola da Polícia Federal, que investiga corrupção e desvio de verba na área da Saúde da cidade.
Manga, conhecido como o "prefeito tiktoker" por seus vídeos humorísticos nas redes sociais, ganhou notoriedade ao viralizar conteúdos que destacam suas obras, mas agora se vê no centro de uma investigação que questiona a veracidade de suas informações.
Manga assumiu a prefeitura em 2021 após vencer as eleições de 2020 e foi reeleito em 2024 com 73,75% dos votos válidos. Sua popularidade cresceu enquanto trabalhava como vendedor de carros e se apresentava em programas de televisão.
No entanto, sua gestão tem sido alvo de críticas, especialmente em relação ao uso de desinformação e técnicas de marketing em suas postagens, que são frequentemente feitas em seus perfis pessoais, e não nas redes sociais oficiais da prefeitura.
A operação Copia e Cola visa desarticular uma organização suspeita de desvio de recursos públicos através de uma Organização Social. A investigação, que começou em abril de 2025, resultou na prisão de dois indivíduos, incluindo um amigo próximo de Manga, e no bloqueio de bens do prefeito.
Além disso, o Ministério Público investiga questões relacionadas a licitações e a compra de um prédio com indícios de superfaturamento. O caso levanta sérias preocupações sobre a transparência e a integridade da administração pública em Sorocaba.
Fonte: G1

.png)
0 Comentários