Em sessão da Câmara de Jundiaí desta terça-feira (11), foi aprovado projeto de lei do vereador Faouaz Taha que propõe mapeamento dos trechos de ciclovias da cidade e a divulgação dessas informações no site oficial, nas redes sociais da Prefeitura e, futuramente, em um aplicativo municipal. O texto foi aprovado por unanimidade. “Sabemos dos desafios, mas todo grande projeto começa com um piloto. Precisamos começar, pois só identificando essas rotas, podemos melhora-las. Vamos sentar e fazer esse trabalho juntos com a prefeitura, com os grupos de bike da cidade, aqueles que praticam o esporte, usam as ciclovias ou caminham”, disse Faouaz.
O projeto de lei propõe que a prefeitura identifique, por meio de sinalização adequada, todos os trechos de ciclovias e ciclofaixas existentes no município. Ele ainda defende que a prefeitura divulgue, de forma atualizada, as informações referentes à malha cicloviária no site oficial e nas redes institucionais, incluindo mapa interativo ou imagens com os trechos existentes; extensão de cada trecho; condições de uso (exemplo: em obras, interditado ou plenamente funcional); dados sobre ampliações ou manutenções previstas. As informações devem ser apresentadas de forma clara e acessível, incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis e a mobilidade ativa.
Faouaz também é autor da lei que cria as Rotas Esportivas na cidade, uma forma de fomento à prática esportiva ao ar livre e às melhorias estruturais de grandes avenidas, parques e praças que podem ser conectados, inclusive com novas ciclovias. “Temos que incentivar a saúde, o bem-estar da população, lembrando a nossa luta de anos por instalação de pontos de hidratação nessas principais avenidas, para quem pratica esporte, crianças e também pets”, ainda falou o vereador.


0 Comentários