Da Redação — A Voz da Região
Uma suposta campanha de arrecadação para ajudar um morador, identificado como Willian, viralizou nas redes sociais e acabou sendo divulgada por portais de notícias de Itupeva, Vinhedo e Cabreúva. Porém, após verificação, constatou-se que a vaquinha era um golpe.
A história relatava que o homem, de 32 anos, estaria enfrentando um câncer de estômago metastático em estágio avançado e que precisava arrecadar R$ 39 mil para custear cirurgia e medicamentos. O texto, bem elaborado e acompanhado de supostos detalhes médicos, convenceu páginas e veículos digitais da região que compartilharam a informação sem saber que se tratava de uma fraude.
Após denúncias de moradores e inconsistências identificadas no conteúdo, verificou-se que não existe qualquer registro de paciente com essas informações, e que o número de PIX utilizado nunca esteve vinculado a campanhas oficiais ou cadastros hospitalares. Além disso, partes do texto foram copiadas de outras publicações antigas usadas em golpes semelhantes pelo país.
A falsa campanha acabou sensibilizando leitores, que compartilharam a postagem acreditando se tratar de um caso real.
O golpe acendeu um alerta importante: sempre confirmar a veracidade de campanhas de ajuda financeira, especialmente quando envolvem situações graves de saúde e links ou chaves PIX desconhecidas. Nossa equipe recebeu o mesmo contato do golpista que se passou por morador de Itupeva, porém também disse ser de Cabreúva e Vinhedo.
A população é orientada a nunca realizar doações antes de verificar:
• Identidade real da pessoa;
• Documentação ou comprovantes médicos;
• Se há familiares ou instituições responsáveis confirmando o caso;
• Reputação da chave PIX e da conta utilizada.
Golpes desse tipo têm aumentado, aproveitando-se da boa-fé das pessoas. Em caso de suspeita, denúncias podem ser feitas diretamente às autoridades ou pelo canal oficial da plataforma onde a postagem foi encontrada.


0 Comentários