Lula diz que traficantes 'são vítimas dos usuários de drogas' e que seria 'mais fácil' combater viciados


Uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou controvérsia durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, nesta sexta-feira (24). Ao discutir o combate ao tráfico de drogas, Lula afirmou que os traficantes são "vítimas dos usuários" e sugeriu que seria "mais fácil" lidar com viciados no Brasil e nos Estados Unidos. "Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", disse ele, enfatizando a relação de troca entre quem vende e quem compra.

As declarações de Lula vêm em resposta a comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que minimizou a necessidade de uma "declaração de guerra" contra traficantes de drogas. Lula, que se encontrará com Trump no próximo domingo (26) em uma cúpula do sudeste asiático, destacou a necessidade de um enfoque mais cuidadoso no combate ao narcotráfico, criticando operações militares como as realizadas pelos EUA no Caribe e na Venezuela.

As falas do presidente brasileiro foram mal recebidas e provocaram críticas de parlamentares da oposição, como o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que acusou Lula de "passar pano para o crime". Lula também se opôs a ataques e invasões a outros países sob a justificativa de combater o narcotráfico, defendendo que o respeito à soberania deve ser uma prioridade nas discussões com Trump.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários