Homem descobre câncer após transplante de fígado; exames indicam que tumor veio do órgão doado

 


Um homem de 58 anos, identificado como Geraldo Vaz Junior, descobriu ter câncer no fígado meses depois de passar por um transplante realizado em julho de 2023. De acordo com exames médicos, o tumor teria se originado no órgão doado, o que caracteriza um caso extremamente raro segundo especialistas.

A cirurgia foi feita no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A família informou que não tem conhecimento sobre qual centro médico foi responsável pela coleta do órgão, já que as informações sobre o doador são sigilosas.

Especialistas ouvidos pelo g1 explicaram que, embora o caso seja possível, é muito incomum. Eles ressaltam que há protocolos rigorosos de rastreio realizados no hospital onde está o doador, justamente para evitar transplantes de órgãos com doenças pré-existentes.

O paciente afirma que procurou o Ministério da Saúde e o Ministério Público para apurar o ocorrido, mas, até o momento, não obteve retorno.

Em nota, o Ministério da Saúde declarou que todas as normas e parâmetros internacionais foram cumpridos durante o processo.

“Não foram identificados ou apresentados indícios de qualquer problema de saúde nos exames realizados no doador, incluindo a inspeção nos órgãos e abdômen, análise do histórico médico e entrevista com a família”, informou a pasta.


📎 Fonte: G1


Postar um comentário

0 Comentários