Escola municipal de Jundiaí registra surto de parvovirose humana


 

Uma escola municipal de Jundiai (SP) registrou um surto de parvovirose humana, também conhecida como eritema infeccioso. Desde domingo (5), 31 crianças foram diagnosticadas com a doença, segundo a Secretaria Municipal da Promoção da Saúde. 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, as crianças, em sua maioria, moram na região do bairro Corrupira. Ainda conforme o departamento, a escola não será fechada ou interditada, pois o período de incubação é de 4 a 14 dias, podendo chegar a 21. 

As equipes da Vigilância Epidemiológica e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já adotaram todas as medidas de higienização da escola, incluindo orientações aos pais e responsáveis pelos alunos. 

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde orienta que os responsáveis procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira em caso de suspeita da doença. Além disso, reforça as medidas de prevenção: 

Higienizar as mãos com água e sabão ao longo do dia, principalmente quando houver sujeira visível (produtos alcoólicos também podem ser utilizados); Utilizar máscaras cirúrgicas em casos de coriza ou tosse e cobrir boca e nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar, descartando o material imediatamente após o uso; Evitar roer unhas e chupar dedos; Higienizar itens de uso pessoal; 

Limpar e desinfetar ambientes com solução de álcool etilico a 70%. 

O diagnóstico de parvovirose é feito por exame clínico, com base em sinais e sintomas típicos.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários