O Hospital Pitangueiras, em Jundiaí, realiza nesta semana uma programação especial para crianças internadas que reúne contação de histórias, musicoterapia e caoterapia com cães fantasiados. Referência em cuidado pediátrico humanizado na região, a unidade foca em ações de acolhimento emocional em celebração ao Dia das Crianças.
A pediatra do Hospital, Beatriz Batista Alves Salgado, explica que as ações contam com o apoio de profissionais e voluntários e integram práticas de humanização. “Acreditamos que o acolhimento emocional é tão importante quanto o tratamento clínico. Além disso, essas atividades ajudam a fortalecer o vínculo entre equipe, pacientes e familiares”, afirma.
A especialista reforça ainda que “tudo foi cuidadosamente pensado para transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais leve e acolhedor. A caoterapia, realizada por voluntários que levam cães fantasiados de personagens infantis, traz sorrisos e carinho aos leitos e cria conexões afetivas que ajudam no enfrentamento do tratamento. Já a musicoterapia, conduzida por profissionais especializados, utiliza sons e melodias para estimular emoções positivas, reduzir o estresse e promover relaxamento”.
Durante as ações a segurança dos pacientes é uma prioridade absoluta, inclusive para aqueles que participam das atividades em seus próprios leitos. Todas as intervenções são previamente planejadas em conjunto com as equipes assistenciais, respeitando as condições clínicas de cada criança. Os profissionais envolvidos seguem rigorosos protocolos de higiene. Além disso, as atividades são conduzidas por profissionais capacitados, com sensibilidade e cuidado para garantir que cada momento seja seguro, acolhedor e humanizado.
Sobre o Hospital Pitangueiras
Com mais de 40 anos em Jundiaí, o Hospital Pitangueiras é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com nível máximo e integra o grupo de hospitais Rede Total Care, do Grupo Amil. A unidade dispõe de uma estrutura robusta, composta por leitos, salas de cirurgia, consultórios, UTIs adulto, neonatal e pediátrica em mais de 11 mil m².
0 Comentários