Julgamento da trama golpista começa nesta terça; veja o que está previsto para a sessão


 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje (2) o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentarem um golpe de Estado entre o final de 2022 e o início de 2023. A PGR considera esses réus como parte central da trama golpista, com Bolsonaro sendo apresentado como o líder da organização criminosa que buscou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele enfrenta ainda quatro outras acusações, que podem resultar em até 43 anos de prisão.

O julgamento, que se estenderá até o dia 12 de setembro, terá sessões programadas em diferentes dias e horários, começando com a leitura e aprovação da ata da sessão anterior. O relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentará um resumo do processo e das evidências reunidas. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para argumentar a favor da condenação, seguido pelas defesas dos réus, que poderão se manifestar em ordem alfabética.

Após as defesas, os ministros da Primeira Turma votarão, podendo decidir pela absolvição ou condenação dos réus, com a definição das penas conforme o grau de participação de cada um. Recursos a eventuais condenações poderão ser apresentados dentro do próprio STF. A expectativa é que a primeira sessão de defesa tenha a participação de três ou quatro advogados, e o julgamento recomeçará na quarta-feira (3).

fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários