Itupeva confirma 1º caso de raiva em morcego neste ano de 2025


Itupeva (SP) registrou o primeiro caso de raiva em morcegos após quatro anos. O morcego da espécie insetívora Myotis nigricans foi encontrado em uma empresa no bairro Chaves. 

Conforme informações da prefeitura, agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) foram acionados após uma denúncia pelo telefone (11) 4591-8527. Importante destacar que o morcego não teve contato com humanos ou animais domésticos.

Orientações sobre Morcegos
Os morcegos são animais silvestres bem adaptados aos ambientes urbanos, alimentando-se de insetos, frutas ou néctar de flores, desempenhando um papel ecológico significativo. Eles são protegidos por leis ambientais, e a captura ou maus-tratos a esses animais são proibidos.

A UVZ recolhe morcegos apenas em casos de comportamentos suspeitos, que incluem:
- Voar durante o dia;
- Voar em locais baixos, próximos ao chão;
- Estar caído ou morto.

Caso encontre um morcego com comportamento atípico ou em locais incomuns, é essencial informar a Vigilância Sanitária Municipal (Visam) pelo telefone (11) 4591-8527. O ambiente onde o animal foi encontrado deve ser isolado, e, se possível, o morcego deve ser imobilizado com um anteparo, como um balde, pote ou caixa.

Importante
Os moradores não devem tocar no morcego, e cães e gatos devem ser afastados do local para garantir a segurança de todos.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários