O futuro Trem Intercidades (TIC), que vai ligar Campinas a São Paulo, está em fase de desenvolvimento e pode oferecer três categorias de serviço a bordo, incluindo assentos marcados e um possível vagão restaurante. A tarifa mais econômica deve partir de R$ 64, conforme estimativas preliminares.
Cada composição terá capacidade para 860 passageiros sentados e a expectativa é de transportar até 40 mil pessoas por dia. Serão ao todo 15 trens, que deverão ser fabricados pela empresa chinesa CRRC. O projeto ainda prevê tecnologias como acesso por biometria facial para facilitar o embarque.
O serviço será operado em velocidade máxima de 140 km/h, percorrendo os 101 km que separam Campinas da capital em aproximadamente 64 minutos. A velocidade média será de 96 km/h, com três paradas previstas ao longo do trajeto.
O embarque em São Paulo ocorrerá na Estação Água Branca, que está sendo ampliada. Inicialmente, o ponto de partida seria a Estação Barra Funda, mas a mudança busca integrar o TIC à futura Linha 6–Laranja do Metrô e, posteriormente, às linhas 8–Diamante, 9–Esmeralda, 3–Vermelha e ao TIC Sorocaba, previsto para etapas futuras.
O projeto é uma das principais apostas para modernizar o transporte ferroviário de passageiros no estado de São Paulo.
Fonte: A CIDADE ON CAMPINAS.
0 Comentários