.png)
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), de acordo com o Ministério da Justiça. Ela havia fugido para o país após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por sua participação na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O deputado italiano Angelo Bonelli revelou em sua conta no X que informou as autoridades sobre o endereço de Zambelli em Roma, onde ela estava hospedada. Ele publicou que a polícia já estava identificando a brasileira.
Até a última atualização, o governo italiano não havia confirmado a detenção de Zambelli. O Ministério da Justiça brasileiro havia solicitado oficialmente sua extradição, uma vez que ela é considerada foragida após a cassação de seu mandato e a condenação pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão.
Zambelli é acusada de fazer parte de uma organização criminosa digital envolvida em ataques aos sistemas do Poder Judiciário. Desde a condenação, ela deixou o Brasil e passou a viver na Itália, onde possui cidadania. O caso está sendo monitorado pela Interpol e pelas autoridades brasileiras, que aguardam um posicionamento oficial do governo italiano sobre o pedido de extradição.
Fonte: G1
0 Comentários