Colsan registra queda de 40% nas doações e faz apelo por sangue em Jundiaí

A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) em Jundiaí emitiu um alerta nesta semana devido à queda de aproximadamente 40% nas doações de sangue registradas ao longo de julho. Apesar da aparência de movimento na unidade, apenas cerca de um terço da capacidade de atendimento está sendo utilizada.

A situação preocupa: nesta quinta-feira (24), por exemplo, havia apenas quatro bolsas de sangue do tipo O negativo disponíveis — muito abaixo das 50 unidades ideais para suprir a demanda da região. O tipo é considerado universal e fundamental em atendimentos de emergência.

A Colsan é responsável por abastecer 12 hospitais da região, entre eles o Hospital São Vicente de Paulo, que consome em média 1.300 bolsas de sangue por mês.

Casos como o do sobrinho de Sandro Silva, que passou por uma cirurgia cardíaca recentemente, mostram a importância da solidariedade de quem doa. “Peço para que todos que possam, venham doar. É um gesto de amor. Melhor doar do que um dia precisar”, afirmou Sandro.


Segundo Áurea Denegres, gerente da unidade, as bolsas de sangue não são usadas imediatamente. “O sangue passa por uma quarentena de 72 horas até ser liberado. Por isso, a manutenção do estoque é essencial. A falta de bolsas compromete o atendimento nos hospitais”, alertou.

Para doar, é necessário ter mais de 18 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento com foto. A Colsan Jundiaí fica na Rua XV de Novembro, nº 1.848, Vila Municipal. Informações pelo telefone (11) 4521-4025.

Postar um comentário

0 Comentários