Nova tarifa de ônibus em Jundiaí será de R$ 6,15. O aumento é superior à média de reposição salarial da população.
A partir deste domingo (6), usuário do sistema público de transporte urbano em Jundiaí precisará desembolsar mais do que de costume. A decisão pela ampliação é tão somente da gestão executiva da cidade com aval do Prefeito, Gustavo Martinelli.
A justificativa da prefeitura, entre outros, cita o reajuste salarial de 7% dos motoristas e a ampliação nos benefícios, como o vale alimentação. Aumento superior ao oferecido aos servidores públicos, por exemplo, pela gestão Martinelli-Benassi.
A tarifa se mantinha estável aos usuários e, anualmente, era ampliados o valor de subsídio pelo poder público às empresas que operam o serviço na cidade. Entretanto, Martinelli não conseguiu evitar o impacto, o que é apontado, pelas críticas, como incapacidade de gestão.
A opção da atual gestão pode refletir diretamente, principalmente, sobre os trabalhadores que dependem diariamente do transporte público e, mais uma vez, representa o oposto do prometido durante a campanha eleitoral em 2024.
Ressalta-se que a licitação para contratação de npva empresa de ônibus estava prevista para o início deste ano, mas até o momento não ocorreu. Há indícios de que empresas de São Paulo, com muitas críticas sobre sua atuação, apresentam interesse em assumir o serviço em Jundiaí. O que pode impactar negativamente no serviço oferecido, além de ampliar, além das passagens aos usuários, o subsídio pego com recursos públicos oriundos de impostos cobrados da população.
Fonte: Atualiza Jundiaí
0 Comentários