Aprovado pelo governo, preço dos medicamentos deve aumentar até 4,5% a partir deste domingo. - A Voz da Região

Agora

sábado, 30 de março de 2024

Aprovado pelo governo, preço dos medicamentos deve aumentar até 4,5% a partir deste domingo.

Preços de medicamentos sobem a partir de primeiro de abril - Foto: Reprodução

Os valores dos medicamentos em todo o país estão programados para serem ajustados em até 4,5% a partir deste domingo (31). Esse percentual, estabelecido como um limite máximo, foi determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (28).

De acordo com o Ministério da Saúde, em comunicado, esse índice representa o menor reajuste praticado desde 2020 e não implica necessariamente em um aumento automático nos preços, mas sim estabelece um teto permitido para o ajuste.

As farmácias têm a opção de aplicar o reajuste completo de 4,5% de uma vez ou distribuir essa elevação ao longo do ano. No entanto, até março do próximo ano (quando a CMED deve estabelecer novas diretrizes), não são permitidos reajustes superiores a esse percentual por parte das farmácias e fabricantes.

Conforme a resolução sobre o reajuste, as empresas fabricantes devem divulgar amplamente os preços de seus medicamentos, que não podem ultrapassar os valores publicados pela CMED no portal da Anvisa.

Para determinar o índice de reajuste, a CMED considera diversos fatores, como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias farmacêuticas, os custos não cobertos pela inflação (como câmbio e tarifas de energia elétrica) e a competição de mercado, conforme estabelecido no cálculo desde 2005.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário