Com curso e investimentos na estrutura de trabalho, Prefeitura de Itupeva fortalece atuação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itupeva - A Voz da Região

Agora

domingo, 6 de agosto de 2023

Com curso e investimentos na estrutura de trabalho, Prefeitura de Itupeva fortalece atuação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itupeva

Com curso e investimentos na estrutura de trabalho, Prefeitura fortalece atuação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itupeva

Na manhã desta quinta-feira (3) a Prefeitura de Itupeva realizou a cerimônia de conclusão do curso técnico do Programa Saúde com Agente, no Auditório do Paço Municipal, com 15 agentes comunitários de saúde (ACS) de Itupeva, que receberam a certificação do curso oferecido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá e a secretária de Saúde, Juliana Mantovani. Também acompanharam a atividade a coordenadora de Departamento, Sílvia Renata Romera, e a coordenadora de Atenção Básica, Raquel Ana Lara. Os vereadores Márcio Gallo e Eliana Borges participaram representando o legislativo.

"Estou muito realizado com este momento de conclusão de um curso que capacita ainda mais todos vocês, merecedores desta diplomação, e que atuam cuidando diretamente da nossa população. Toda equipe de Saúde, liderada pela secretária Juliana Mantovani está de parabéns", afirmou o prefeito Marcão Marchi.

Além do apoio da Prefeitura para essa formação, o município também disponibilizou 34 kits para os agentes comunitários contendo bolsa, 2 jalecos, boné, necessaire, aparelho de destro, aparelho de pressão digital, termômetro digital, oxímetro, agulhas e algodão. "Além disso, também forneceremos garrafa térmica para cada agente", lembrou o prefeito sobre os esforços para oferecer as melhores condições de trabalho aos agentes.

Para o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, a empatia dos agentes comunitários de saúde com a população revela o perfil da gestão municipal. “É uma honra trabalhar ao lado de vocês, que atuam em prol da população. A saúde é uma prioridade desta gestão, que investe e apoia ações como esta, de valorização profissional. Com ela, damos mais uma demonstração do nosso respeito e gratidão pelos agentes comunitários, que cuidam das pessoas ali na ponta e no dia a dia. Estamos no caminho certo e seguiremos investindo cada vez mais", destacou.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com aprimoramento da formação de agentes comunitários de saúde e que busca impactar na melhoria dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população. Em Itupeva, a formação durou aproximadamente 12 meses, sob a orientação da preceptora, Silvana Aparecida Alves Parreira, também coordenadora da Atenção Básica de Itupeva.

"Tenho certeza que estamos fazendo a diferença com essa iniciativa. Os agentes comunitários são a linha de frente das UBS's e, por isso, as capacitações da Saúde são fundamentais. Estou muito satisfeita em podermos apoiar e proporcionar isso aos nossos profissionais. Em breve faremos ainda mais", salientou a secretária de Saúde, Juliana Mantovani.

Motivação profissional para ser refletida na qualidade de atendimento

Durante pronunciamento, a agente comunitária Elaine Cristina do Nascimento afirmou que a ocasião proporcionou grande satisfação. "Hoje cumprimos mais uma etapa em nossas trajetórias como agentes comunitários. Nossa profissão impacta a área da saúde e bem-estar de toda comunidade, sempre com amor e dedicação. Somos imensamente gratos por essa oportunidade", disse.

Entre os formandos, Maria José Pires de Oliveira, que atua como ACS há 14 anos no município, na UBS da Vila São João, ressaltou que a formação chegou em um momento oportuno. "Os agentes de saúde precisam estar constantemente motivados em suas rotinas profissionais, tendo em vista a demanda da população que necessita do nosso trabalho, apoio e acolhimento. Portanto, esse curso agregou conhecimento e fará diferença em nosso cotidiano", comentou.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva 

3

5

IMG_0908

8

6

Nenhum comentário:

Postar um comentário