Tarcísio promete preço 'equilibrado' da tarifa do Trem Intercidades entre Campinas a São Paulo - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 2 de março de 2023

Tarcísio promete preço 'equilibrado' da tarifa do Trem Intercidades entre Campinas a São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (29) que a tarifa do futuro Trem Intercidades terá valor "equilibrado" para atender a maior quantidade de pessoas possível. A promessa foi feita durante um evento em Paulínia (SP). Na terça, o governador já havia dito que o edital do projeto, que promete ligar Campinas e São Paulo com passagem por Jundiaí, deve ser publicado até junho, enquanto o leilão está previsto para até dezembro deste ano. Segundo o governador, o Poder Executivo vai realizar um aporte expressivo de verba na parceria público-privada (PPP) justamente para equilibrar os preços.
"O estado vai aportar bastante dinheiro no Trem Intercidades justamente para deixar a tarifa algo equilibrado e a ideia é que a gente possa atender a maior quantidade de usuários possível. É uma grande novidade a gente ter essa retomada do trem de passageiros e isso vai concorrer para melhoria da mobilidade urbana", afirmou o governador. "A gente tá trabalhando na modelagem, em breve a gente vai divulgar isso, obviamente se trata de uma parceria público-privada (PPP), ou seja, não é aquele negócio que ficaria de pé só com investimento privado. O estado vai aportar recurso e esse aporte de recurso é também para tornar a tarifa algo que seja socialmente aceito, seja socialmente possível".
Prazos para licitação Os prazos foram apresentados durante uma coletiva em que o governador fez uma abordagem sobre qualificações de 15 projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPP) em São Paulo. Inicialmente, a publicação do edital era prevista para dezembro de 2021, depois foi adiada para março de 2022, e posteriormente chegou a ficar indefinida. Além de entraves, o governo destacou anteriormente que o prazo foi modificado para incluir as sugestões recebidas em consultas públicas. "A gente já está deliberando acerca da publicação do edital, algo que deve acontecer ainda esse ano, a nossa ideia é aconteça o mais rápido possível [...] Deve aí publicar o edital ainda no primeiro semestre e fazer o leilão do Trem Intercidades no 2º semestre", ressaltou Tarcísio. O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato (SP), e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP). A extensão dessa operação seria de 65,8km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h - a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos. À época da primeira audiência pública, a Secretaria de Transportes Metropolitanos mencionou que a referência do custo da tarifa para o passageiro será o valor vigente da passagem de ônibus. A proposta de preço vencedora será aquela com menor aporte de recursos e será permitida a formação de consórcio constituído por empresas somente estrangeiras, informou o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário