Tarcísio de Freitas é o novo governador de São Paulo - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Tarcísio de Freitas é o novo governador de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) em registro do dia que recebeu o diploma de governador de SP em cerimônia
do TRE-SP de 19 de dezembro de 2022. — Foto: Divulgação/Alesp

Eleito com 13.480.643 votos, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, tomou posse neste domingo (1º) como o novo governador do estado de São Paulo, juntamente com seu vice, Felício Ramuth (PSD). Eles assumem o mandato pelos próximos quatro anos após quase três décadas com o PSDB no poder.

Foram preparadas duas cerimônias de posse. Na primeira, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o governador e o vice eleitos foram recebidos pelo presidente do Parlamento paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB). Tarcísio não irá a Brasília acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como parte do rito, o presidente da Alesp entrega ao governador e ao vice eleitos uma réplica do Monumento à Bandeira, do artista plástico Victor Brecheret. Depois, encaminhados ao Plenário Juscelino Kubitschek,  tomaram posse, em definitivo, dos cargos, onde prometeram “cumprir e fazer cumprir” as Constituições federal e estadual e seguir as leis.

Participaram da cerimônia os parlamentares da Casa e as autoridades estaduais e municipais, como chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também religiosos e integrantes das Forças Armadas. Ao fim da sessão, Tarcísio fez seu primeiro discurso como governador na tribuna do plenário da Alesp.

Na sequência, Tarcísio e Ramuth seguem para o pátio do estacionamento da Assembleia para passar em revista a tropa da Polícia Militar.

Encerrado o desfile da tropa, os já governador e vice seguem para a sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital.

Aproximadamente 1.500 pessoas foram convidadas para a posse, entre deputados federais e estaduais, secretários de estado, presidentes de empresas, prefeitos e vereadores, que passaram por aparelhos de Raio-X e detectores de metais.

Tarcísio, que assume o governo com um orçamento de R$ 317 bilhões, será recebido no Bandeirantes por Rodrigo Garcia (PSDB), que entregou o Pavilhão do Governador do Estado ao novo chefe do Executivo paulista.

Depois que todos os secretários assinarem seus termos de posse, o governador fará um discurso, a última parte da cerimônia.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio ainda não definiu se irá morar no local, que é a residência oficial do governador paulista.

Tarcísio foi diplomado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em 19 de dezembro, junto com seu vice, 94 deputadas e deputados estaduais, 70 deputadas e deputados federais, o senador e seus dois suplentes. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou o candidato foi efetivamente eleita ou eleito pelo povo e, por isso, está apta ou apto a tomar posse no cargo.

(Fonte: G1 / Foto: Divulgação Alesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário