Astrônomos encontram um novo asteroide "potencialmente perigoso" para a Terra - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Astrônomos encontram um novo asteroide "potencialmente perigoso" para a Terra

 


Uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de um enorme asteroide cuja órbita se cruza com a da Terra, criando uma pequena chance de uma colisão catastrófica em um futuro distante.

O asteroide de 1,5 quilômetro de largura, chamado 2022 AP7, foi descoberto em uma área onde é particularmente difícil detectar objetos devido ao brilho do Sol.

Ele foi encontrado usando instrumentos de alta tecnologia no telescópio Victor M. Blanco, no Chile, originalmente desenvolvido para estudar a matéria escura, e os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica The Astronomical Journal.

O que foi dito?

“2022 AP7 cruza a órbita da Terra, tornando-o um asteroide potencialmente perigoso, mas não está atualmente em uma trajetória que o faria colidir com a Terra, agora ou no futuro”, disse o principal autor do estudo. da Carnegie Institution for Science.

A ameaça potencial vem do fato de que, como qualquer objeto em órbita, sua trajetória será lentamente modificada por inúmeras forças gravitacionais. As previsões são, portanto, difíceis de fazer a longo prazo.

O grupo de pesquisa financiado pelos EUA NOIRLab, que opera vários observatórios, descreveu o asteroide como “o maior objeto potencialmente perigoso para a Terra descoberto nos últimos oito anos”.

2022 AP7 leva cinco anos para dar a volta ao Sol em sua órbita atual, e seu ponto mais próximo da Terra permanece a vários milhões de quilômetros de distância.

Embora o risco seja muito pequeno, uma colisão de asteroides desse tamanho “teria um impacto devastador na vida como a conhecemos”, diz Sheppard. Ele explicou que a poeira que subiria no ar teria um enorme efeito de resfriamento, causando um "evento de extinção como não é visto na Terra há milhões de anos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário