Região de Jundiaí registra madrugada mais fria do ano - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Região de Jundiaí registra madrugada mais fria do ano

Em Jundiaí, a menor temperatura durante a madrugada foi de 5,6°C

A região de Jundiaí registrou a temperatura mais baixa do ano nesta quarta-feira (18), segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Na cidade, a menor temperatura durante a madrugada foi de 5,6°C. 

Madrugada na região – Menores temperaturas

  • Jundiaí: 5,6°C
  • Cabreúva: 5,7°C;
  • Campo Limpo Paulista: 5,2°C;
  • Itupeva: 4,7°C;
  • Jarinu: 5,6°C;

Massa de ar polar

Desde segunda-feira (16), grande parte do país enfrenta uma semana de frio atípico para o mês de maio, devido a um deslocamento de uma massa de ar polar forte que coincidiu com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns, como queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”.

O frio atípico das próximas semanas pode ser explicado pela conjunção de uma série de fatores climáticos (que afetam o clima, no longo prazo) e de tempo (mais localizados).

Um dos fatores é o La Niña – fenômeno que acontece quando há resfriamento das águas da região central do oceano pacífico por pelo menos três meses consecutivos.

O La Niña, no entanto, não é novidade – ele tem estado presente nos últimos dois anos.

O que está acontecendo no momento é que, neste cenário onde o fenômeno já afeta a atmosfera, vai haver a passagem de dois fatores meteorológicos pelo continente: o deslocamento de uma massa de ar polar vinda da Antártida e a passagem de um ciclone extratropical pelo sul do continente.

(Fonte: g1/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário