Jundiaí recebe mais 50 guardas municipais e chega a maior efetivo de sua história - A Voz da Região

Agora

terça-feira, 15 de março de 2022

Jundiaí recebe mais 50 guardas municipais e chega a maior efetivo de sua história


Com contratação de 50 profissionais, corporação chega a 413 guardas, maior efetivo de sua história

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) receberá mais 50 profissionais para fortalecer a segurança pública nas ruas da cidade. Com esse acréscimo, a corporação chega ao maior efetivo de sua história, um total de 413 guardas municipais. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15) pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal, com a presença de outras autoridades, representantes de diferentes conselhos de segurança e moradores da cidade.

“Entendemos que a qualidade de vida de um município passa também pelo investimento em segurança pública”, declarou o prefeito. “E nessa área Jundiaí tem feito os investimentos necessários com a contratação de novos guardas, compra de mais armamentos, câmeras e tecnologias que ajudam a cuidar de nossa cidade e combater o crime. Nossa Guarda Municipal tem o respeito da comunidade e é reconhecida em todo o Estado por prestar um trabalho de excelência.”

Luiz Fernando lembrou que nos próximos três anos estão programados mais de R$ 50 milhões em investimentos para segurança pública, com a construção de uma central de segurança onde estarão instalados a nova sede da Guarda Municipal e outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, na região da Vila Rami. As obras estão previstas para começarem em abril.

Os 50 guardas municipais anunciados nesta terça prestaram concurso em 2018. Entre o ano passado e janeiro deste ano, a GMJ já havia contratado 33 novos guardas municipais. Entre 2018 e 2021, foram contratados 79 guardas municipais.

A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, destacou a importância da incorporação de novos guardas. “Esses profissionais permitirão ampliar ainda mais a segurança nos mais diferentes bairros e em programas que fazem a diferença, como Guardiã Maria da Penha, Bairro Seguro e a Ronda Escolar.” Carla também destacou o avanço da instalação de câmeras na cidade. Atualmente, são 359 espalhadas pelo território, sendo 224 da GMJ – 102 com tecnologia OCR (que faz o reconhecimento ótico dos caracteres de placas de veículos), 85 convencionais e 37 sendo instaladas atualmente na Região Sul da cidade.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, recordou que Jundiaí é a 6ª cidade mais segura entre as de médio porte do país, de acordo com o Atlas da Violência de 2019. “Conquistamos novos armamentos e, nos últimos anos, renovamos nossas viaturas, com estrutura de qualidade para o guarda executar suas ações diárias junto à população.”

Durante o anúncio, o prefeito conversou com representantes dos conselhos de segurança Barão de Jundiaí, Japi, Leste e com moradores do bairro Ponte São João, cuja região, desde o ano passado, tem recebido um plano de ação de revitalização. Atualmente, a Ponte São João conta com o programa Bairro Seguro (com uma Base Móvel da GMJ, duas viaturas destacadas unicamente para o bairro e 11 câmeras de videomonitoramento).

O diretor da Associação de Moradores da Ponte São João, José Carlos Iop, esteve presente no anúncio e elogiou o investimento. “O trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal é muito bom e esse acréscimo de novos profissionais com certeza representa um avanço ainda maior na segurança pública da cidade”, declarou ele, que também mora na Ponte São João.

Membro do Conseg (Conselho de Segurança) Leste e morador do Jardim da Fonte, Paulo Rostaiser afirmou que o diálogo com a administração municipal tem sido muito positivo. “Estamos muito contentes com esse anúncio, e quanto mais segurança para todos, melhor.”

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário