Deputado Estadual Arthur do Val disse que ucranianas são 'fáceis, porque são pobres' - A Voz da Região

Agora

sábado, 5 de março de 2022

Deputado Estadual Arthur do Val disse que ucranianas são 'fáceis, porque são pobres'


 


Em áudios trocados com amigos em um grupo de conversas pela internet, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como "Mamãe Falei", afirmou que as mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres".


As gravações circularam pelas redes sociais na noite desta sexta-feira (4). Ao desembarcar em São Paulo após viagem a Ucrânia neste sábado (5), Arthur do Val confirmou que as declarações são suas e disse que foram feitas em um grupo privado e que não refletem o que ele pensa. "O que falei foi um erro, em um momento de empolgação", disse ele.


O deputado é membro do MBL e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos. Ele estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país e também conhecer a resistência ucraniana à invasão.


Nos áudios é possível ouvir frases como:


“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas".

Nos áudios, o deputado estadual também compara a fila de refugiadas à fila de uma balada.


"Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui."


Em outro trecho, o áudio diz: "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".


O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência, aliado do parlamentar, lamentou os áudios e disse que o "tratamento dispensado às mulheres ucranianas é inaceitável".

Em nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos, o partido classificou as declarações de "gravíssimas e inaceitáveis" e disse que "instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos".


PT e UneAfro entram com representação


Na noite desta sexta, o PT entrou com uma representação contra Arthur do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo por quebra de decoro parlamentar. De autoria do deputado estadia Emidio Pereira de Souza (PT-SP), a carta pede que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar apurem o caso.


"O presente caso merece, evidentemente, apuração pela quebra de decoro parlamentar; competindo, assim, a este colendo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar afirmar sua repulsa ao sexismo e a qualquer forma de discriminação, reforçando posicionamento de integral solidariedade e respeito às mulheres que se viram aviltadas em sua dignidade pela manifestação do parlamentar, nos termos e conformes dos procedimentos adrede especificados."


Já o movimento social UneAfro Brasil representou ao Ministério Público pedindo investigação sobre o áudio de Arthur do Val, dizendo que ele "incentiva o turismo sexual".



(Texto G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário