Brasileiro que passou pela África do Sul e desembarcou em Guarulhos testa positivo para Covid - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Brasileiro que passou pela África do Sul e desembarcou em Guarulhos testa positivo para Covid


 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (28) que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul e que desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, testou positivo para a Covid-19.


Não há confirmação se o caso é da variante ômicron. O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, e a previsão é que a análise fique pronta em até cinco dias.


O paciente, que já está em isolamento, tem esquema vacinal completo. É um homem, de 29 anos, morador de Guarulhos, que veio da Etiópia. Ele agora está em casa e tem apenas sintomas leves da doença.


“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa.


O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático e, após sua chegada, às 21h12 do sábado, a Anvisa foi informada sobre o resultado positivo de um novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no Aeroporto de Guarulhos.


“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso”, diz a nota da Anvisa. Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que "não foi identificado nenhum caso confirmado da variante B1.1.529 [a ômicron] no Brasil" e informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do estado de São Paulo também realiza o rastreamento e monitoramento dos outros passageiros e tripulantes do voo, da companhia Ethiopian Airlines. Foi o único vindo do continente africano no sábado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e não há previsão de novos voos para este domingo.


Em vídeo publicado neste domingo em seu perfil no Instagram, o ministro Marcelo Queiroga reafirmou que é uma "variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero", como já havia comentado no sábado (27). "Gostaria de tranquilizar todos os brasileiros porque os cuidados com essa variante são os mesmos cuidados com as outras variantes. A principal arma para enfrentar essas situações é nossa campanha de imunização."

Nenhum comentário:

Postar um comentário