Jundiaí vai gelar mais: previsão de 2°C a 4°C até sexta-feira (30) - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Jundiaí vai gelar mais: previsão de 2°C a 4°C até sexta-feira (30)

Jundiaí gelou mesmo! Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro registrou 4°C ao na madrugada desta quinta-feira (29).

Na sexta-feira (30), a madrugada será ainda mais fria, com 2°C entre meia noite e 6h da manhã. A temperatura começa a aumentar a partir das 8h, com previsão de 4°C.

Por que esfriou tanto?

Não foi apenas o tempo chuvoso que fez a temperatura cair tanto em São Paulo. Uma forte massa de ar frio de origem polar entrou no estado de São Paulo nesta quarta-feira, 28 de julho, e a combinação da chuva, a falta do sol por causa do céu nublado, e a presença desse ar gelado fez a temperatura despencar. Esfriou muito em todas as regiões paulistas.

Na sempre quente São José do Rio Preto, no noroeste do estado, a temperatura às 19 horas era de apenas 10°C, no aeroporto local, mas com sensação térmica de 6°C. Em Presidente Prudente, a temperatura no aeroporto local estava em torno de 11°C, nesse horário, e com sensação térmica também de 6°C.

O frio de origem polar continua atuando com muita força sobre o estado de São Paulo durante esta quinta-feira e na sexta-feira, 30 de julho, o que vai manter as temperaturas baixas praticamente o dia todo, em todas as regiões paulistas.

Alto risco de geada

Temperaturas abaixo de 0°C poderão ocorrer nesta quinta-feira, 29, na região da Serra da Mantiqueira e também algumas áreas no sul e sudoeste do estado.

Há condições para formação de geada em praticamente todas as regiões paulistas nesta quinta-feira. Não deve gear no litoral e nem na região do Vale do Paraíba.

Mas não se poderia descartar completamente a formação de geada em algumas áreas da Grande São Paulo, ainda que de forma isolada, como por exemplo aqueles mais a oeste, sudoeste e noroeste da RMSP.

Risco de geada é maior na sexta-feira
A nebulosidade diminui muito sobre o estado de São Paulo e o sol já volta a predominar nesta quinta-feira.

A madrugada de sexta-feira, 30 de julho, será extremamente fria em todo o estado, com a combinação do céu sem nuvens e do ar frio de origem polar muito forte. Será o pico do frio em São Paulo, dentro do períodos de atuação desta massa de ar polar.

A falta de nuvens durante a noite vai acentuar o resfriamento noturno fazendo com que as temperaturas fiquem ainda mais baixas.

É por isso que o risco de geada na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 30 de julho é muito elevado em todas as regiões do estado de São Paulo, exceto no litoral. Pode gear com moderada a forte intensidade aumentando os prejuízos para a agricultura, que já sofreu com a geada na semana passada.

O risco de geada na sexta, 30 de julho, é maior também na região da Grande São Paulo 30.

(Fonte: Climatempo/Imagem: TVTEC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário