Luto na música clássica: Morre a renomada pianista Laís de Souza Brasil aos 93 anos


 Por Da Redação A Voz da Região
Fonte: G1

A música de concerto brasileira perdeu um de seus maiores ícones. A pianista Laís de Souza Brasil, integrante da Academia Brasileira de Música, faleceu aos 93 anos no Rio de Janeiro. Segundo comunicado divulgado por sua família nesta quarta-feira (24), a artista faleceu no último dia 18 de junho de 2026, cercada pelo carinho de familiares e amigos.

Nascida no Rio de Janeiro em 1933, Laís revelou seu talento precocemente, apresentando-se como solista já aos sete anos. Com uma trajetória artística que atravessou mais de sete décadas, ela se formou com Medalha de Ouro pela Escola Nacional de Música e se aperfeiçoou em Viena e Milão. Ao longo de sua carreira internacional, conquistou prêmios prestigiados como o Harriet Cohen International Award, em Londres, e foi laureada em importantes concursos na Itália.

A pianista foi uma das principais defensoras do repertório nacional no exterior, levando obras de grandes compositores para palcos da Europa, Estados Unidos e América Latina. Ela teve uma ligação artística profunda com Camargo Guarnieri, de quem recebeu dedicatórias de peças fundamentais e gravou o histórico ciclo completo dos "50 Ponteios". Além de concertista, Laís atuou como pesquisadora, jurada e conferencista, deixando um legado eterno para a cultura brasileira.

Postar um comentário

0 Comentários