A vacinação é uma ação essencial de saúde pública, e em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue ao Calendário Nacional de Vacinação. A oferta do imunizante é limitada e ocorre de forma gradual, com início em Jundiaí em julho de 2024. Esta iniciativa, juntamente com outras medidas de prevenção, visa reduzir casos e internações por dengue.
Atualmente, a vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A escolha dessa faixa etária prioriza a redução de hospitalizações, uma vez que esse grupo apresenta alta taxa de complicações pela doença. Enquanto a vacina Qdenga está em quantidade limitada, Jundiaí seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde, ampliando a vacinação conforme novas remessas.
O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de cerca de 3 meses entre elas, e até o momento não há recomendação de doses de reforço. Em Jundiaí, a vacinação pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Parque da Uva durante eventos, sendo necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.

.png)
0 Comentários