Moradoras de Jundiaí vítimas de violência e acompanhadas pelo programa Guardiã Maria da Penha podem usar o "botão do pânico", instalado em seus celulares, para alertar a Guarda Municipal sobre o descumprimento de medidas protetivas. O aplicativo permite o acionamento rápido da Guarda em emergências, sem necessidade de ligação telefônica.
A utilização do botão é permitida apenas para vítimas com medidas protetivas vigentes e ativas no programa, que já protege mulheres há mais de seis anos. Quando acionado, a Guarda recebe um aviso com a localização da vítima e envia uma viatura rapidamente. O diretor do Departamento de Inteligência em Assuntos de Segurança Pública de Jundiaí, Odair Roberto Matenauer, afirmou que isso facilita a localização do agressor.
A Guarda Municipal também disponibiliza os telefones 153 e (11) 4492-9060 para denúncias. Atualmente, 150 mulheres têm o botão ativo, e no ano passado, ele foi acionado 192 vezes.
Desde 2019, o Guardiã Maria da Penha recebeu 3.800 medidas protetivas e atualmente monitora 289 mulheres. Em janeiro de 2026, foram recebidas 78 novas medidas. Desde sua criação, o programa já realizou mais de 90 mil ações para apoiar mulheres vítimas de violência.
O secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, ressaltou o compromisso da Prefeitura em oferecer segurança à população, investindo em recursos como o Botão do Pânico e programas de apoio às vítimas.



0 Comentários