A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quinta-feira (8/1), com alerta de transbordamentos em pontos da zona leste devido ao temporal. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, às 15h40, foi registrado o transbordamento do Córrego Três Pontes, na altura da Avenida Marechal Tito, no Itaim Paulista, região em alerta vermelho.
As chuvas que afetam a capital são causadas por áreas instáveis vindas do interior do estado, que atuam de forma lenta e isolada sobre a cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte e concentrada na zona leste, principalmente nas subprefeituras de Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus. O CGE informa que há potencial para alagamentos, queda de árvores, rajadas de vento e até granizo. O tempo permanecerá instável até o fim da tarde, com precipitações variando em intensidade.
Nas últimas 24 horas, várias regiões da capital e do estado de São Paulo registraram volumes elevados de chuva, com acumulados superiores a 100 milímetros em alguns pontos. A Defesa Civil informou que os maiores registros ocorreram na zona norte, com 105 mm em Santana e Tucuruvi e 102 mm na região do Córrego Carandiru. Na zona leste, foram 81 mm no Aricanduva e 42 mm no Jardim Sapopemba, além de registros significativos em áreas centrais e da zona sul.
Cidades como Praia Grande, Poá, Suzano, Santo André e Itapecerica da Serra também apresentaram acumulados significativos, aumentando o risco de alagamentos, transbordamentos de córregos e deslizamentos. Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não enfrentar correntezas, manter distância da rede elétrica e não se abrigar sob árvores. Motoristas devem planejar seus deslocamentos para evitar vias bloqueadas e congestionamentos.
Fonte: Metrópoles
🎥: William Cardoso


0 Comentários