Anvisa proíbe comercialização de fórmulas infantis da Nestlé devido a risco de contaminação por bactérias

 




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A decisão foi publicada na Resolução nº 32/2026, nesta quarta-feira (7), e tem caráter preventivo.


A medida foi adotada após a identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A Nestlé informou à Anvisa sobre o risco e iniciou o recolhimento voluntário dos lotes afetados.


A ingestão de alimentos contaminados pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, que se caracteriza por sonolência excessiva, lentidão nos movimentos e raciocínio, além de dificuldade de reação. A Nestlé também iniciou o recolhimento dos produtos no Brasil e em outros países. A toxina foi detectada em itens provenientes de uma fábrica na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, levando à decisão de ampliar o recall internacionalmente.


No Brasil, a proibição se aplica apenas a alguns lotes das marcas mencionadas. ( fotos acima) 


Fonte: G1

Fotos: Nestlé | Reprodução | Anvisa





Postar um comentário

0 Comentários