Trump afirma que dias de Maduro estão contados

 




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o ditador venezuelano Nicolás Maduro tem os dias contados. Em uma entrevista publicada nesta terça-feira (9) pela revista Politico, ele não descartou a possibilidade de uma invasão terrestre à Venezuela.


Questionado sobre até onde estaria disposto a ir para remover Maduro do poder, Trump respondeu: "Seus dias estão contados." No entanto, ele evitou comentar se poderia descartar uma intervenção militar com tropas americanas em território venezuelano, dizendo: "Não quero confirmar nem descartar. Não quero falar sobre isso. Por que falaria disso com a Politico, uma publicação tão hostil?"


O governo Trump não reconhece a legitimidade de Maduro, alegando que ele lidera o Cartel dos Sóis. A administração americana mobilizou uma presença militar sem precedentes na região, justificando isso como uma ação para combater o narcotráfico. A operação, batizada de Lança do Sul, destruiu cerca de 20 lanchas supostamente carregadas com drogas no Caribe e no Pacífico, resultando na morte extrajudicial de mais de 80 pessoas, acusadas por Washington de serem "narcoterroristas".


Trump reiterou, em várias ocasiões, que "em breve" os ataques contra o narcotráfico dentro do território venezuelano devem começar. Apesar da tensão, Trump e Maduro tiveram uma conversa telefônica em novembro, que, segundo fontes consultadas pelo The Washington Post, foi cordial. Durante a conversa, Trump expressou que gostaria que Maduro renunciasse ao poder, embora não tenha estabelecido nenhum ultimato, e ambos se comprometeram a manter novos contatos no futuro.


Fonte: PopTv | Agência EFE

Postar um comentário

0 Comentários