A primeira semana do verão será marcada por uma forte onda de calor, aumentando as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país. Em várias regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, as temperaturas devem ultrapassar significativamente os níveis normais para dezembro, resultando em tardes e madrugadas extremamente quentes, característicos de uma onda de calor.
🌡️ Meteorologistas definem uma onda de calor como um período em que a temperatura se mantém, pelo menos, 5ºC acima da média por cinco dias ou mais.
De acordo com as previsões, esse padrão para a semana do Natal é causado pela presença de uma massa de ar quente e seco, intensificada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que age como um bloqueio, impedindo a chegada de sistemas de chuva mais organizados.
Diferente dos dias anteriores, quando o calor era mais esporádico, a tendência agora é de um calor persistente, com vários dias consecutivos de temperaturas elevadas, que devem se manter até, pelo menos, o próximo domingo, 28 de dezembro.
Os estados mais afetados pelo calor intenso incluem São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e algumas áreas do Centro-Oeste, além do extremo sul de Goiás.
Fonte: G1
Foto: Banco de dados Canva


0 Comentários