Interior de SP registra aumento superior a 100% nas mortes por bronquiolite em um ano


Sorocaba (SP) registrou 13 mortes por bronquiolite em 2025, com a maioria das vítimas sendo homens entre 59 e 93 anos. Além disso, cinco mulheres, com idades entre 66 e 86 anos, também faleceram devido à doença. Até agora, 569 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, foram aplicadas, mas pelo menos 167 pessoas foram contaminadas.

Em comparação, em 2024, foram registradas quatro mortes, incluindo duas mulheres e um homem, além de um bebê de um mês. A vacinação é gratuita e está disponível para mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e documentos que comprovem a gestação.

Além disso, o estado de São Paulo está em alerta devido a casos de sarampo, com um segundo caso confirmado em 2025 na capital. Em Sorocaba, não há casos registrados da doença, e a prefeitura informou que 97,58% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 86,76%, a segunda.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários