Funcionários da Petrobras anunciam greve para a próxima segunda-feira


Trabalhadores do Sistema Petrobras decidiram deflagrar uma greve nacional a partir da zero hora de segunda-feira (15), após considerarem "insuficiente" a contraproposta da companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), conforme informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quarta-feira (10). A nova proposta foi apresentada pela Petrobras na terça-feira, mas não avançou em pontos centrais das negociações.

Durante a greve, os trabalhadores costumam passar operações para equipes de contingência, minimizando impactos nas operações de refinarias e plataformas. Entre as principais demandas da categoria estão soluções para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que afetam a renda de aposentados e pensionistas, além de melhorias no plano de cargos e salários e garantias de recomposição sem ajustes fiscais.

A Petrobras, por sua vez, afirmou que mantém um canal de diálogo aberto com os sindicatos e espera concluir o novo acordo. Enquanto isso, aposentados e pensionistas planejam uma vigília em frente ao Edifício Senado, no Rio de Janeiro, para reforçar a cobrança por soluções, coincidindo com reuniões em Brasília para discutir as demandas da categoria.

Fonte: CNN

Postar um comentário

0 Comentários