Carro voador da Embraer, fabricado em Taubaté, decola em seu voo inaugural no interior de São Paulo


A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou que seu protótipo de carro voador realizou o primeiro voo na manhã de sexta-feira (19) na maior pista de aviação do hemisfério sul, localizada em Gavião Peixoto, SP. Este voo marca o início da fase de testes dos eVTOLs, que ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar comercialmente.

Durante o voo inaugural, a empresa avaliou a integração dos oito propulsores e o gerenciamento de energia, além de medir o nível de ruído. O protótipo se comportou conforme as expectativas, e a Eve planeja fabricar seis protótipos para testes adicionais ao longo de 2026, expandindo para voos totalmente desarmados.

Os eVTOLs, projetados para cinco pessoas, têm autonomia de 100 quilômetros, ideal para trajetos urbanos curtos. Com cerca de 3 mil unidades já encomendadas, a Eve prevê iniciar as entregas em 2027 e espera que a frota mundial de eVTOLs chegue a 30 mil até 2045, transportando mais de 3 bilhões de passageiros. A empresa também recebeu um empréstimo de R$ 200 milhões do BNDES para apoiar o desenvolvimento e certificação do veículo.

Foto: Divulgação/Eve
Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários