Após o lançamento da SpaceX, satélites Starlink e meteoro surpreendem observadores no céu do RS


Na noite de quinta-feira (18), uma sequência de satélites da Starlink foi avistada em Santa Maria, RS, logo após a passagem de um meteoro registrado pelo Observatório Bate-Papo Astronômico. Às 20h26, uma fila de pontos brilhantes formou um traço luminoso no céu. Os satélites fazem parte de um lote lançado pela SpaceX no dia anterior, utilizando o foguete Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

A visibilidade dos satélites logo após o lançamento é comum, especialmente durante a primeira órbita, quando ainda estão próximos uns dos outros. Com o tempo, eles se espaçam, tornando-se menos perceptíveis. A luz que vemos é o reflexo do sol em suas superfícies, permitindo que sejam vistos mesmo após o anoitecer para quem está na Terra.

Os satélites da Starlink orbitam a cerca de 550 quilômetros de altitude, o que facilita a observação e o envio rápido de sinal de internet. Eles utilizam sensores de navegação para evitar colisões e encontrar a melhor posição para a transmissão. Essa combinação de altitude, velocidade e iluminação solar permite que sejam vistos em diferentes locais do planeta.

Foto: Reprodução
Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários