TRISTE: Após 50 dias em coma, jovem de 28 anos morre por ter consumido gin contaminado com metanol em São Paulo


 Rafael Anjos Martins, de 28 anos, morreu nesta quinta-feira (23) após passar 52 dias em coma devido à intoxicação por metanol, resultado da ingestão de gin adulterado comprado em uma adega na Cidade Dutra, Zona Sul de São Paulo. Desde o diagnóstico em 1º de setembro, Rafael ficou dependente de ventilação mecânica e não apresentou fluxo sanguíneo cerebral, sendo internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Osasco.

O laudo médico revelou que Rafael tinha 155 mg/l de metanol no organismo. Médicos afirmam que concentrações acima de 100 mg/l aumentam significativamente o risco de coma profundo, lesões cerebrais e morte. O metanol, utilizado industrialmente, é altamente perigoso, afetando inicialmente o fígado e podendo levar a danos no cérebro, nervos ópticos e causar cegueira, coma e até morte. Um inquérito policial já foi instaurado para investigar o caso, com a apreensão de garrafas de bebidas na adega onde Rafael e seus amigos compraram as bebidas.

Sete mortes por intoxicação por metanol já foram confirmadas pelo governo de São Paulo, mas a morte de Rafael ainda não foi contabilizada. Sua mãe, Helena Martins, expressou sua dor, afirmando que o "filho descansou". Diogo Marques de Sousa, amigo de Rafael, relatou que ele e Rafael não desconfiaram de irregularidades na bebida, mas ambos começaram a apresentar sintomas graves, como dor de cabeça intensa e problemas de visão, horas após a ingestão. O Centro de Vigilância Sanitária recomenda que estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos e orienta a buscar atendimento médico em caso de suspeita de intoxicação.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários