São Paulo compra 2 mil ampolas de antídoto contra Intoxicação por Metanol


 O Governo do Estado de São Paulo anunciou a aquisição de 2 mil ampolas de álcool etílico absoluto, o antídoto para intoxicação por metanol, que se juntam a outras 500 já disponíveis na rede de atendimento. O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, destacou a importância do estoque, afirmando que as primeiras horas após a ingestão de bebidas contaminadas são cruciais para salvar vidas.

As ampolas foram destinadas a serviços de referência, como os hospitais das Clínicas de Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo. Para solicitar o antídoto, os serviços de saúde devem contatar os centros de referência com a ficha de notificação do caso de intoxicação. O governo também reforçou a estrutura laboratorial para testar a intoxicação por metanol, com um novo protocolo permitindo a análise de amostras de sangue ou urina em até uma hora pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense da USP.

Enquanto isso, a Bahia confirmou a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol, ocorrida em Feira de Santana, envolvendo um homem de 56 anos. O caso eleva o total de investigações no Brasil para 43, com seis mortes suspeitas e 11 casos confirmados, além de investigações em andamento em Pernambuco e Brasília.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários