Um recém-nascido de apenas 10 dias de vida foi salvo graças a um guarda municipal de folga, após o bebê se engasgar com leite materno. O incidente ocorreu na madrugada da última terça-feira (14) no bairro Jardim do Lago.
Segundo o GM Luís Pardini, por volta de 01h da madrugada, um vizinho o surpreendeu em sua residência, pedindo socorro desesperadamente, informando que seu filho recém-nascido estava engasgado e não conseguia respirar. “Diante da situação crítica, imediatamente orientei o pai a fazer a manobra de HEIMLICH para o desengasgo e, minutos depois, a criança voltou a respirar. A rapidez e a precisão foram determinantes para evitar um desfecho trágico,” completou Pardini.
De acordo com dados da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), nos últimos 12 meses, três crianças foram salvas pelos guardas através da manobra de desengasgo, resultado da ação rápida e do treinamento constante que os guardas recebem para lidar com essas situações.
Importante
Vale ressaltar que casos de engasgo em recém-nascidos podem ocorrer rapidamente e se tornar fatais em poucos segundos. Pais e cuidadores devem estar atentos aos sinais de sufocamento e, sempre que possível, aprender técnicas de primeiros socorros, como a manobra de Heimlich para bebês, para agir rapidamente em situações de emergência.
Fonte: PopTv


0 Comentários