Projeto do vereador Faouaz que fomenta armazenamento e uso da água da chuva é aprovado na Câmara de Jundiaí


 Em sessão da Câmara de Jundiaí da última terça-feira (28), foi aprovado projeto de lei do vereador Faouaz Taha que institui política municipal de captação, armazenamento e aproveitamento da água de chuva. O texto tem o objetivo de promover o uso sustentável dos recursos hídricos, visando a redução do consumo de água potável, a preservação dos mananciais e o incentivo à adoção de práticas sustentáveis por parte da população. 

De acordo com o projeto de lei, ficam estabelecidas diretrizes de atuação nesta nova política municipal, como o incentivo à instalação de sistemas de captação, armazenamento e aproveitamento da água de chuva em imóveis urbanos e rurais. A instalação desses sistema passa a ser obrigatória apenas para os novos empreendimentos, com áreas superiores a 500 m². O projeto também prevê ações de conscientização, educação ambiental e o desenvolvimento de campanhas, com destaque ao uso da água de chuva prioritariamente destinado para fins não potáveis, como irrigação, limpeza de áreas externas, uso em descargas sanitárias, entre outros que não sejam de consumo humano. 

“Recebi essa sugestão dos amigos Alvimar e Júlio Lamarca e, prontamente, atendi. Elaboramos um projeto que faz todo sentido para o momento que vivemos. Fomentar meios mais sustentáveis de abastecimento também deve ser nossa função como agentes políticos e atuar de forma consciente pelo meio ambiente e clima, de modo geral”, disse o vereador. Faouaz já atua nesta área diante de sua campanha ‘climagora’ divulgada em suas redes sociais, em que discute ações necessárias diante das mudanças climáticas. Neste ano, o vereador também teve lei aprovada que exige estrutura de ventilação adequada para combate às ondas de calor nos espaços públicos e privados.

Postar um comentário

0 Comentários