Projeto de Trem Visa Conectar Santos ao Interior de SP em Até 3 Horas

 



Um novo projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) visa criar uma linha de trem regional conectando a cidade de Santos e a Baixada Santista a Cajati, no interior de São Paulo. Com uma extensão de 223 km, o percurso está na fase final de elaboração e promete uma viagem completa em até três horas.


Para viabilizar o projeto, a CPTM planeja recuperar vias que estão abandonadas e integrar municípios do litoral paulista e da região sul do estado. Até agora, a proposta inclui 13 estações: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Itariri no litoral, além de Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati no Vale do Ribeira.


Os usuários poderão escolher entre três modalidades de serviço: um trem expresso que ligará Santos a Cajati com paradas em locais estratégicos; um trem parador entre Santos e Peruíbe; e outro parador de Peruíbe a Cajati. A viagem completa no serviço expresso deve levar cerca de duas horas e 20 minutos, enquanto o transporte de cargas terá uma duração estimada de três horas.


Em uma nota enviada ao Metrópoles, a CPTM destacou que o projeto está sendo desenvolvido pela área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da companhia. Também está em andamento um levantamento topográfico aerofotogramétrico, que deverá ser concluído ainda este ano. A aprovação do governo estadual ainda é necessária para o avanço do projeto.


"O projeto funcional Santos-Cajati, com 223 km de extensão, está em fase final de elaboração sob a responsabilidade da área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM. O levantamento topográfico aerofotogramétrico está em andamento e será finalizado ainda este ano. Em dezembro, começará o anteprojeto de engenharia", informou a companhia.


Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários