A concessionária RioSP planeja construir uma via exclusiva de 134 quilômetros para peregrinos que se dirigem ao Santuário Nacional de Aparecida, visando aumentar a segurança dos fiéis que atualmente caminham pelo acostamento da rodovia Presidente Dutra. A nova via, com largura entre 3 e 7 metros, será erguida paralelamente à Dutra e ligará Arujá, na Grande São Paulo, a Aparecida, passando por cidades como Jacareí, São José dos Campos, e Taubaté.
O projeto técnico já foi submetido à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e recebeu prioridade na análise. A expectativa é que a autorização para o início das obras seja concedida em breve, com previsão de início em 2026, em conjunto com a ampliação da capacidade da Dutra. Para viabilizar a nova via, serão necessários ajustes nas entradas e saídas da rodovia e, em alguns trechos, obras de alteamento.
A proposta também inclui a transferência dos atuais pontos de apoio aos peregrinos, que atualmente se encontram às margens da Dutra, para a nova via. O projeto será financiado pela concessionária, mas como o investimento não estava previsto no contrato de concessão, será necessário um reequilíbrio econômico-financeiro do acordo para prosseguir.
Foto: JP
Fonte: Aqui Vale
0 Comentários