A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (6) sobre uma "alarmante" nova onda de vício em nicotina, impulsionada pelo uso crescente de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens. De acordo com a OMS, crianças têm nove vezes mais chances de usar vapes do que adultos, e a indústria tem utilizado táticas agressivas de marketing para atrair esse público.
Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas utilizam vapes, com cerca de 15 milhões sendo adolescentes entre 13 e 15 anos.
A diretora de determinantes, promoção e prevenção de saúde da OMS, Etienne Krug, afirmou que os cigarros eletrônicos, apresentados como uma alternativa menos prejudicial aos cigarros convencionais, estão, na verdade, viciando crianças em nicotina desde cedo.
A autora do relatório, Alison Commar, destacou a intensa exposição das crianças à publicidade online e a influência de personalidades nas redes sociais, o que dificulta a regulação e contribui para a normalização do uso de tabaco entre os jovens.
Apesar da crescente popularidade dos vapes, o número de fumantes tradicionais está em queda globalmente, passando de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024. As taxas de uso de tabaco diminuíram mais rapidamente entre mulheres do que entre homens.
No entanto, um em cada cinco adultos ainda é viciado em tabaco, que causa mais de 7 milhões de mortes anuais. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, observou que, embora muitos estejam abandonando o tabaco, a indústria está respondendo com novos produtos de nicotina, visando agressivamente o público jovem.
Fonte: G1
0 Comentários